quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Resenha: A Menina que Não Sabia Ler



Título Original: Florence and Giles
Título: A Menina que Não Sabia Ler
Assunto: Ficção
Autor: John Harding
Editora: Leya
Páginas: 282
Ano: 2010

Sobre o livro:
Vamos viajar para 1891 na Nova Inglaterra, onde duas crianças vão passar a morar, Florence de 12 anos e seu irmãozinho Giles que é quatro anos mais novo (se não me engano).
Florence e Giles são irmãos por parte de pai, e quando os seus pais morrem, eles vão morar na casa de um tio, que não dá atenção à eles e nem aparece pela casa, assim eles são criados pelos criados da casa e por uma preceptora que tem o dever de educa-los, essa última parte é só no caso do Giles, já que o tio das crianças proibiu que a sobrinha Florence fosse educada, impedindo que ela aprendesse a ler e escrever.
Apesar disso Florence é uma menina esperta e ao encontrar uma bibliotaca abandonada na casa, começa a aprender a ler sozinha, e esconde esse segredo de todos.
Com muita imaginação, e com a chegada de uma nova preceptora, Florence se sente ameaçada por ela, e vai fazer de tudo para tentar proteger o irmão caçula, não importa o que isso irá custar.


Minha Opinião:
Bom, a história em si me prendeu, eu gostava da leitura enquanto eu estava lendo, e até uma certa parte do livro eu não tinha certeza se estava lendo um livro de fantasia ou apenas ficção, talvez quem já leu saiba do que eu estou falando, não quero comentar muito sobre isso para não dar spoilers.
Como já tinha dito, vi muita gente comentando que não tinha gostado do livro, porém eu gostei, acho que o que mais me intrigou e fez com que eu quisesse terminar a leitura, foi o fato de que até um ponto eu não sabia se o livro se tratava de fantasia ou não, como já comentei.
O final do livro foi... uma surpresa eu diria, não imaginei terminando dessa forma e devo dizer que não gostei muito do final, mas fora isso eu achei um livro bom para ser lido.
É claro que o amor que a Florence sente pelo irmão é muito bonito, tanto que a cega e a leva a fazer tudo o que ela fez por ele, porém apesar disso, eu a acheia muito fria, principalmente no final, no que diz em sentimentos por outras pessoas que não fosse o irmão.

Indica?
Eu gostei do livro, mas creio que não é todo mundo que vai gostar. Como disse, o final não foi lá muito bom, porém surpreendente, então aconselho a quem estiver iteressado em lê-lo que procure mais opiniões antes de começar a leitura.






Beijos. ;*

6 comentários:

  1. Gostei bastante deste livro, mas o final... bom,sem comentários, me decepcionou demais!

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é?? haha
      Obrigada pela visita Alessandra. =D

      Beijos. ;*

      Excluir
  2. Oi!
    Tudo bem?

    Estou com esse livro na prateleira a anos... Comprei pela capa e até hoje ele está na prateleira!
    Não sei se vou ler logo, ainda mais depois do seu comentario sobre o final... a lista é muito grande...

    Adorei sua resenha!
    Mil beijos,

    Clícia
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha também estava com esse livro fazia um tempo parado na estante, resolvi dar uma chance. Então... o final é tipo "WTF??", teria gostado mais se o final fosse diferente.
      Uma dica, se você tem outros livros que quer ler leia e só pegue esse quando estiver muito afim. rs Como disse eu gostei de ler o desenrolar da história... mas vi muita gente que assim como eu não gostou do final.

      Quando já estiver lido, me fale o que achou, ok?

      Beijos e obrigada pela visita. ;*

      Excluir
  3. Já ouvi falar desse livro.
    Eu não tenho muita curiosidade em ler... sabe?
    Um beijão,
    http://bau-de-fanfics.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha Também fiquei assim durante um bom tempo até resolver pegar ele pra ler. rsrs
      Obrigada pela visita.

      Beijos. ;*

      Excluir